No dia 24 de outubro, Dia Mundial de Combate à Poliomielite, o Rotary Club de Lamego e o Rotary Club da Régua, realizaram no Hotel Lamego um  evento conjunto solidário.
O evento incluiu uma palestra sobre a poliomielite, o estado atual  e ameaças à erradicação mundial desta doença, bem como o testemunho de uma vítima da poliomielite que vive na nossa comunidade.

O objetivo do evento foi  também angariar fundos para o Programa End Polio Now da Fundação Rotária Internacional, que consiste em comprar e fazer chegar a vacina da poliomielite a todos os continentes e  lugares do mundo, mesmo nos mais remotos, para ajudar na Erradicação Mundial desta doença.
Enquanto a doença não for erradicada do planeta, há possibilidade desta voltar a surgir em áreas geográficas já consideradas livres da doença, associada ao risco da sua propagação.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil,  é causada por um vírus muito contagioso, que causou graves epidemias durante o século XX e foi responsável por milhares de deficiências físicas, principalmente em crianças.
A vacina da poliomielite foi desenvolvida na década de 1950 e a sua  administração foi um sucesso com redução rápida e acentuada do número de casos de doença.

Em 1979 Clubes Rotários compraram e distribuíram a vacina a 6 milhões de crianças nas Filipinas e a partir de 1988 o Rotary Internacional,  junto com parceiros como a Organização Mundial da Saúde, Unicef e mais recentemente a Fundação Bill e Melinda Gates, iniciaram um esforço global para conseguir financiamento para campanhas de vacinação com o objetivo de  erradicar esta doença.

É para o Rotary Club de Lamego e para o Rotary Club da Régua um compromisso importante participar nesta missão humanitária e quem pretender participar nesta ajuda deve-os contactar, para:

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Programa Mensal