No dia 24 de novembro de 2018, o Rotary Club de Lamego realizou um almoço, com conferência, sob o título "Revisitar o Montemuro", no Restaurante Típico do Mezio, onde há 30 anos atrás foi implementado o projeto comunitário "Projeto Integrado de Desenvolvimento do Montemuro".
Este foi o único projeto português, desde sempre, aprovado e financiado em 62% do custo total, pela Rotary Foundation, implementado em Portugal e coordenado pelo Rotary Club de Lamego, e que envolveu as aldeias do Montemuro.
A conferência permitiu recordar como surgiu a ideia deste Projeto, a sua candidatura ao financiamento pela Rotary Foundation, apresentada pelo Rotary Club de Lamego e como foi realizada a sua implementação.
Foi referido também o muito importante contributo que tiveram os membros voluntários do ICA (Institute of Cultural Affairs), de organismos governamentais e de organizações privadas, não só através de financiamento, mas também com o trabalho voluntário dos seus membros, de diversas profissões, para o desenvolvimento das aldeias do Montemuro.

Foi um Projeto muito importante, que permitiu o desenvolvimento desta região, criou cooperativas, associações, empresas, que ainda existem hoje, são sustentáveis e podem ser visitadas:
1 - Aldeia de Campo Benfeito: Cooperativa Capuchinhas C.R.L. e o Teatro
2 - Mezio: Ervital, empresa de Ervas Medicinais Biológicas
3 - Picão: Cooperativa das Lançadeiras
4 - Aldeia de Relva: Cooperativa Combate ao Frio
5 - Mezio: Cooperativa de Artesãos do Montemuro e Restaurante Típico do Mezio, não pertenceram diretamente ao Projeto, mas sofreram a influência deste na sua criação e organização.
Este "Projeto Integrado de Desenvolvimento do Montemuro" é ainda hoje considerado como exemplo de um projeto de desenvolvimento comunitário de sucesso.

Mais fotografias referentes a esta atividade, aqui.