A exemplo dos anos anteriores, no dia 24 de novembro de 2017, no Hotel Lamego, o Rotary Club de Lamego homenageou os melhores alunos que terminaram o ensino secundário no ano letivo 2016-2017, dos três estabelecimentos de ensino desta cidade: Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Agrupamento de Escolas da Sé e Colégio de Lamego, numa cerimónia, que tem como objetivo o reconhecimento do mérito dos que, pelas suas capacidades, trabalho e empenho, conseguiram esta distinção.

Foram homenageadas as alunas Ana Alexandra Monteiro Rainho Governo Ribeiro do Agrupamento de Escolas de Latino Coelho, Ana Júlia Tavares Fernandes Barbosa do Colégio de Lamego e Inês Carolina Teixeira Pereira do Agrupamento de Escolas da Sé, que estiveram acompanhadas pelas suas famílias e diretores dos respetivos estabelecimentos de ensino.

Durante a cerimónia, usaram da palavra a Presidente do Rotary Club de Lamego, Dra Lúcia Marinho, o Prof. Doutor Alberto Almeida, o Governador Assistente do Rotary Club de Lamego, Dr. Mário Mendes e o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Dr. Ângelo Moura.
Nas suas intervenções, todas elas voltadas para a excelência destes resultados académicos, que enchem naturalmente de orgulho as próprias jovens, familiares, os seus professores e todos quanto, na comunidade, de algum modo alicerçaram a formação global das homenageadas, todos aplaudiram a importância deste público reconhecimento do mérito. Como forma de, pelo estímulo à valorização das suas capacidades, trabalho e dedicação para atingir resultados de sucesso, serem exemplo para a sua contemporânea geração, e mesmo para as que se lhe hão dê seguir.
Por fim, além dos votos de continuação do presente sucesso no futuro, todos os palestrantes manifestaram o desejo de que, sejam quais forem as áreas em que um dia estas jovens desenvolvam a sua atividade profissional, nunca esqueçam as suas raízes e o contributo que a sociedade lamecense espera dos seus talentos.

Minhas senhoras e meus senhores e, por último e, não menos importante, caros alunos e respetivas famílias, hoje aqui laureados uns e outros, pais e filhos, por esta Instituição centenária sem fins lucrativos, que presta inúmeros serviços nas suas localidades de implantação, e que tem como um dos seus objetivos o reconhecimento e a distinção do mérito daqueles que nas suas comunidades de origem se distinguem pelo esforço, dedicação, empenhamento e excelência.
Reconhecer o mérito e, de facto e de direito, perfazer e dar corpo ao pensamento do Dr. Paul Harris, fundador do Rotary Internacional e comungar do seu lema principal: «Dar de si antes de pensar em si», assim começa a palestra do nosso convidado, Dr. Alberto Almeida que pode ser lida na integra, aqui.

Mais fotografias do jantar de homenagem, aqui.