Maria Pires Cameira, Ana Rita Almeida e Ana Isabel Monteiro foram as homenageadas pelo Rotary Clube de Lamego como sendo as melhores alunas dos estabelecimentos de ensino da nossa cidade no ano letivo de 2014-2015.

A cerimónia que vem sendo feita desde 1972, teve lugar no Hotel Lamego com a presença das homenageadas acompanhadas dos seus Pais e dos representantes dos Conselhos Diretivos das Escolas.

A professora Aurora Simões de Matos, compositora, jornalista e autora de alguns livros publicados falou uma vez mais ás alunas homenageadas incentivando-as a prosseguir nos estudos e na vida académica com a mesma vontade que o fizeram até agora.
Muito nos honrou ainda a presença do Sr. Dr. José Cesário, Deputado pela Emigração o que falou para todos sobre tema “ A língua portuguesa no mundo, a sua importância e impacto. "

António Taveira, Presidente do Clube, dirigindo-se aos presentes disse :
.....
Quando preparávamos esta homenagem, com um significado tão especial para nós, Rotary Club de Lamego, decidimos abrilhantá-la com algo que tivesse a ver com o momento, com a educação, alunos, comunicação, escrita, língua. Nada mais adequado do que falar-se sobre o papel da Língua Portuguesa no mundo numa dupla perspetiva:
- A sua importância como fator agregador da diáspora portuguesa;
- A sua implantação / impacto nos contextos onde se insere.
Diariamente, nos meios de comunicação social ou no simples contacto pessoal, testemunhamos o modo como aqueles que estão lá fora se referem e falam de si e do seu país sendo a Língua Portuguesa o traço comum que, naturalmente se consubstancia nos outros valores.
Esta realidade é hoje mais atual do que nunca porquanto assistimos a ataques às comunidades com intuitos que são inexplicáveis mas que tem um fim último e que é a sua desagregação tornando-as mais fracas. Eu julgo que é na unidade de todos que a força se torna evidente, desempenhando aqui a nossa língua um papel que considero crucial para manter coesas as comunidades portuguesas pelo mundo.
A Língua Portuguesa é pois, um fator agregador, um elemento fundamental da nossa identidade, um símbolo nacional que deve ser preservado por todos nós.
A Língua Portuguesa é o elemento de união que liga todas estas comunidades e as torna, qual tática do quadrado usado na batalha de Aljubarrota, na primeira e principal linha de defesa da nossa identidade enquanto povo disperso pelo mundo, mantendo vivas as nossas tradições, cultura, orientação religiosa, costumes, economia, etc.
Quem, senão o Exmo. Sr. Dr. José Cesário, Deputado pela Emigração, cargo que exerceu e atualmente exerce e por isso muito ligado ao mundo das nossas comunidades, para nos transmitir, no âmbito da sua experiência, o seu sentimento relativamente à importância da Língua Portuguesa no mundo.

António Taveira
Presidente do Rotary Club de Lamego
 
Mais fotografias do jantar de homenagem, aqui

Calendário

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Programa Mensal