São objetivos do movimento rotário estimular e fomentar o Ideal do Servir, a ajuda ao próximo promovendo e apoiando entre outras coisas:
- o reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão de normas de ética profissional;
- a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada.

Os nossos homenageados de hoje, não sendo rotários, encarnam o mérito, as normas de ética profissional, a conduta exemplar na vida pública e privada e representam integralmente o lema rotário “Dar de si, antes de pensar em si”.

É para nós, rotários e lamecenses, uma honra que tão distintos e queridos homenageados tivessem aceitado esta prova do nosso reconhecimento pelo extraordinário trabalho que desenvolveram no Hospital de Lamego, pela inestimável ajuda que ao longo de tantos anos têm dado a tantos e tantos doentes, que, em desespero, recorrem não só aos seus conhecimentos médicos como às influências que têm nos mais diversos sectores da saúde, por privilegiarem as pessoas em geral e os lamecenses em particular, em todas as suas decisões e acções.
Vou apenas recordar alguns desses momentos começando por referir:
-“Um Dia Pela Vida” em 2006, a primeira cidade do Norte de Portugal e a 4ª a nível nacional a aderir a este evento a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro;
-Ações desenvolvidas nas Escolas na área de formação dos alunos para a saúde, 5 vezes na Escola Latino Coelho e 1 vez na Escola da Sé;
-Realização de um teste pioneiro de aplicação pelas próprias alunas para a detecção e diagnóstico precoce do cancro do útero que envolveu 500 jovens de todas as Escolas de Lamego e Peso da Régua e valeu a publicação de um artigo numa revista internacional;
-Para além de tudo, não poderia deixar de referir a presença discreta, constante e indelével da Sra Dra Maria Teresa e Sr Dr José Maria em momentos especiais, bons e maus, da vida de cada um de nós.

Ao longo de uma extensa e riquíssima vida profissional, pessoal e familiar, o Bem, a Fraternidade, a Solidariedade, a Integridade, a Bondade, a Disponibilidade, a Amizade foram e continuarão a ser alguns dos muitos valores que têm caracterizado a conduta dos nossos homenageados que constituem um verdadeiro exemplo inspirador para a sociedade e para cada um de nós em particular.
Hoje premiamos esse percurso de vida de inesgotável energia, de constantes sonhos, de um extraordinário espírito humanitário e filantrópico e de uma dedicação ao outro, aos outros, à Comunidade.
Diria que a Sra Dra Maria Teresa e o Sr Dr José Maria incarnam o pensamento de Augusto Cury quando afirma “Sem sonhos, a vida não tem brilho; sem metas, os sonhos não têm alicerces; sem prioridades, os sonhos não se tornam reais.” Eles conseguem tornar reais esses sonhos.
Prioridades humanitárias, alicerces bem fortes no Bem Comum e sonhos, muitos sonhos tem caracterizado a forma de estar dos nossos homenageados, o que levou o Rotary Club de Lamego a querer prestar-lhes esta singela mas muito sentida e reconhecida homenagem que para nós Rotários, é mais do que justa e só peca por ser tardia.

Termino com uma citação de Nelson Mandela que representa bem a postura nos nossos homenageados perante o dom da vida:
“O que conta na vida não é o mero facto de termos vivido. É a diferença que fizermos na vida dos outros que determinará o significado da vida que levámos.”

Em pé, demos uma forte ovação e brindemos a este casal como prova do nosso reconhecimento e como um bem-hajam pelo que são e por aquilo que significam para todos nós, Rotários e Amigos.

Marina Valle
Presidente do Rotary Club de Lamego

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Programa Mensal